Credenciada e Autorizada pelo Conselho Municipal de Educação
 

Projeto Moleque Leitor:


PROJETO MOLEQUE LEITOR


Objetivo: Criar um momento especial para os contos Infantis, despertando nas crianças o interesse e o hábito de ler.

Justificativa:

Penso que, de tudo o que as escolas podem fazer com as crianças e os jovens, não há nada de importância maior que o ensino do prazer da leitura. Todos falam na importância de alfabetizar, saber transformar símbolos gráficos em palavras. Concordo. Mas isso não basta. Épreciso que o ato de ler dê prazer. (ALVES,1999,p.61)

O presente Projeto de Leitura tem a finalidade de colocar as crianças da Escola de Educação Infantil Gente Moleque de 0 a 6 anos, em meio a questões de leitura e escrita através do uso de histórias. Quando se fala em histórias aqui se deixa claro que são todas as formas de textos, desde que há criança entenda o que o professor esteja oportunizando-os naquele momento..

Hoje em dia poucas crianças têm o privilégio de ouvir histórias em casa, contadas pelos pais ou familiares próximos, devido às atividades corriqueiras que a sociedade exige. Então, cabe a escola promover este papel de incentivar esse hábito.

Desejando para nossas crianças um futuro com muita leitura e com lembranças de inúmeras histórias, que aconteceram na infância, queremos que nossos pequenos moleques tenham essas recordações guardadas para a vida toda.

Procedimentos: O Projeto Moleque Leitor da Escola, está vinculado a uma das principais atividades do cotidiano da Educação Infantil-as inúmeras Histórias narradas pelas professoras.

A proposta da escola é acrescentar no planejamento uma Hora do Conto mensal de forma diferenciada, onde um dos professores organizará o material e fará a “contação” . Também, as crianças podem colaborar trazendo de suas casas livros para compartilharem com os colegas e professoras e até se caso desejarem deixá-los para a Bilbiloteca da Escola, como lembrança.

Cada Educador também ficará responsável em explorar o assunto com a sua turma, para sintetizar os encantos e desencantos do tema, após o encontro, utilizando-se de recursos como: desenhos, questionamentos, recontar a história coletivamente, dramatizar...Assim são levados a fazer reflexões sobre as intenções do autor, recontar a história coletivamente , dramatizar...Assim são levados a fazer reflexões sobre as intenções do autor.

 


SEMANA DA LEITURA-PROJETO MOLEQUE LEITOR
26 A 30 DE OUTUBRO DE 2015

“Enquanto existir fé, confiança e pó mágico da Fada Sininho a infância durará para todo o sempre.”


ABERTURA: SEGUNDA-FEIRA (26/10):Hora do conto: Menina Bonita do Laço de Fita.
Este livro de Ana Maria Machado trata de forma sutil e prazerosa a beleza negra com muita delicadeza, simplicidade, usando uma linguagem suave que encanta a criança, permitindo aos professores junto às crianças refletir sobre as questões raciais, afetivas, familiares e as diferenças de cor.
Neste dia aprenderemos a fazer penteados da cultura africana. A Jurema que trabalha na escola nos apoiará nesta tarefa.
Trazer: chucas, bandanas, fitas, turbantes para enfeitarmos o cabelo.


TERÇA-FEIRA (27/10): FEIRA DO LIVRO NA ESCOLA. Venda de livros da Livraria Diversus. Horário para visitação acompanhado dos pais: 13h às 14h30 e também 16h30 às 18h.


QUARTA-FEIRA (28/10): Atividade especial com a Teacher Vera para os Babies e Kids... Festa Halloween Moleque. Esta festa (Halloween) embora não seja da nossa cultura, é muito popular em países de língua inglesa, e, portanto, muito festejada nessas culturas. Como aprender um idioma estrangeiro vai além de aprender a falar a língua, acreditamos ser importante oportunizarmos aos nossos pequenos um momento de diversão e aprendizagem sobre o que esta festa representa.
Nós, enquanto Escola, temos como objetivo que as crianças brinquem e explorem a fantasia com estes personagens da infância, independente de credos particulares e não dando nenhuma conotação pagã, que muitas vezes acompanha esta festividade.
Queremos ressaltar que no Brasil nesta data comemora-se o Dia do Saci (criado pelo Governo em 2005). Nesse sentido, esperamos celebrar também, este personagem do Folclore Brasileiro.
Nossa festa será assim:
Quem desejar pode vir fantasiado e contribuir com a nossa decoração.
Cada criança deve trazer um lanche (prato decorado) para dividir com os amigos e seu suco.
 
Eu fiquei responsável por trazer: .............................................................

            Teremos também brincadeiras de Halloween e contação de história.
Gostaríamos de pedir ainda que cada família mande alguns doces ou pirulitos para que possamos fazer um “Trick or Treat” na Babies e Kids.

QUINTA-FEIRA (29/10): SARAU POÉTICO.
Cada turma apresentará para a Escola uma poesia do livro: Poesia é Fruta Doce e Gostosa do autor Elias José.


SEXTA-FEIRA (30/10):Troca Troca de Livros entre os moleques. Cada amigo deverá trazer um livro simples e em bom estado para trocar com um colega. E  Hora do conto: Divertidamente com a diretora Kelin.


A SEMANA VAI SER ESPECIAL DEMAIS, PARTICIPEM!
Projeto Moleque Leitor/EQUIPE MOLEQUE